O que comer na véspera do dia da competição?

Macarrão

Jantar de massas? Aquela pizza com os amigos?

Não e sim!!

Existe uma “cultura” de que, na véspera das competições, devemos comer massa. Não está errado comer massa na véspera da prova. Mas, é importante saber que não é obrigatório e que devemos seguir algumas recomendações.

O macarrão é fonte de carboidrato e se acompanhado de um molho à bolonhesa (carne moída e molho de tomate) também fornecerá proteína. Por ser um prato que não tem muita gordura é de fácil digestão e bem prático de ser elaborado. Porém, não é necessário o consumo desse prato e, esse consumo não será garantidor de resultado no dia seguinte.

Caso escolha comer macarrão, tenha atenção com a quantidade ingerida, não sendo recomendado o consumo de quantidades maiores do que o costume. Nós não vamos armazenar mais “energia” (glicogênio muscular) por comer o macarrão na noite anterior. A recuperação do estoque de glicogênio muscular ocorrerá durante a semana que antecede a prova, à medida que a dieta é mantida e ocorre a redução do treinamento. Além disso, o consumo excessivo pode provocar uma noite mal dormida e um desconforto intestinal no dia seguinte, prejudicando assim o desempenho na competição.

Então: pode comer o macarrão, mas opte por molhos com baixo teor de gordura e coma quantidades próximas do seu habitual!

E se não quiser “comer massa”, sem problemas! Faça um lanche que contenha alimentos fontes de carboidrato e proteína e você também estará alimentado”! Muitas vezes, em viagens, o lanche é uma boa opção. Pois, pode ser consumido no próprio quarto de hotel e saberemos a procedência dos alimentos.

Seja qual for a opção escolhida, lanche ou refeição, é importante que contenham alimentos fontes de carboidrato e proteína, sejam pobres em gordura e em fibra. Assim, conseguiremos energia sem ter desconfortos estomacais ou intestinais.

É fundamental não mudar os hábitos alimentares na véspera da prova e ainda mais importante que você já tenha testado a opção antes de um treino longo!

O planejamento alimentar para uma prova vai muito além da noite anterior!!

Fonte: www.guigolopes.com